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Pseudo barrinhas de cereais parte 2#

15.07.16

Ontem fiz novamente barrinhas/snacks, ficaram optimos. Estes levaram:

- pasta de tâmaras e 3 tâmaras 

- coco ralado

- amendoas, pistachios, amendoins, nozes, sementes de abóbora e girassol

- coco e manga desidratados

- um fio de óleo de coco (para ajudar a triturar)

 

3.jpgComecei por triturar a pasta, as tâmaras, o coco e parte dos frutos secos. Depois de a pasta estar bem desfeita, juntei os restantes ingredientes.

Esta mistura não estava muito "pegajosa" por isso usei a técnica de colocar papel vegetal no tabuleiro, a massa e papel vegetal por cima, comprimindo a mistura com as costas de uma colher. Deixei a massa com cerca de 2 cm de altura e com uma faca marquei logo as barras (fiz quadrados).

 

Forno 180ºC 20 minutos. Convém só desenformar depois de mornas.

Guardo estas barrinhas sempre no frigorifico numa caixa, até à data duraram-me no máximo 2 semanas (porque as comi...)

 

 

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publicado às 13:52

Pseudo barrinhas de cereais

14.07.16

Ainda na continuação de snacks "home made", fiz recentemente barrinhas de "cereais" (cereais entre aspas, já que as minhas não levaram os ditos). Já não é a primeira vez que as faço, quanto a mim o truque é colocar algo que dê uma consistência pastosa e ligue os restantes ingredientes. Por norma esse ingrediente é o mel (que também lhes dá o doce) mas eu uso tâmaras ou pasta de tâmaras (compro nas lojas de produtos biológicos). Estas levaram:

- 2 maçãs cozidas (é opcional, mas estavam à demasiado tempo na fruteira e resolvi aproveitar antes que se estragassem) 

- pasta de tâmaras 

- amendoins e amendoas picados grosseiramente

- sementes de sesamo, abóbora e linhaça

- pepitas cacau cru

- canela, gengibre em pó e uma pitada de sal

- passas (um restinho que andava lá por casa)

 

Fiz o purê na yammi (cozi as maçãs com um pouco de canela - uns 6 minutos a 100ºC velocidade 1), juntei a pasta de tâmaras (umas 100 g) e triturei (uns segundos na velocidade 7-8). Anexei os ingredientes mais duros (amendoins e amendoas) e as passas, voltando a triturar (velocidade mais baixa, 5-6, o tempo necessário para que ficassem bem misturados, com os amendoins e amendoas picadas). No final juntei as sementes e as pepitas de cacau, misturei uns 10 segundos na velocidade 4. Obtive assim uma pasta.

Forrei um tabuleiro com papel vegetal, a ideia é colocar a massa, comprimindo com uma colher, de modo a que fique bem compactada e com cerca de 1-2 cm de altura.

Forno a 180ºC, cerca de 20 minutos.

FotorCreated2.jpg

 

 

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publicado às 11:37

Curso on-line da DGS "Coma melhor, poupe mais" (plataforma miriadax.net)

13.07.16

A Direcção-Geral da Saúde lançou em 20 de Junho um curso on-line, gratuíto, sobre alimentação saudável a baixo custo.

 

 

Encontra-se alojado na plataforma  miriadax.net, onde podemos aceder a este e outros cursos (a maioria em espanhol)

Sem título.JPGPara quem está habituado a ler e trabalhar este assunto, talvez os conteúdos não sejam grande novidade. Mas para quem pouco lê/sabe de alimentação saúdavel, tem duvidas sobre as leituras de rótulos ou acha que comer bem é mais caro, este poderá ser um curso interessante.

Apesar de ter iniciado à quase um mês, só muito recentemente fui ao site frequentar o curso (a vantagem destes cursos em platafaormas digitais é precisamente o podermos gerir o nosso tempo de estudo como acharmos mais conveniente, dado que por norma temos um periodo alargado para aceder aos respectivos conteúdos).

 

 

  

Deixo estas duas imagens (vá, 3) retiradas do curso. Acima vemos o semáforo nutricional, que permite ter uma ideia se o alimento que estamos a adquirir é ou não equilibrado em termos de alguns macronutrientes.

Abaixo uma imagem retirada de um dos vídeos do curso, com informação acerca das várias designações/origens do açúcar e gorduras.

Sem título2.JPG

 

 

 

publicado às 12:01

Mousse de chocolate e Abacate

12.07.16

A quantidade de vezes que já vi esta receita na net é impresssionante... mas sempre tive algum receio de a fazer, até porque não estou habituada a comer abacate.

Mas o facto é que fica boa, e o ser saudável é um bónus muito apreciado!

Então os ingredientes foram:

- 1 abacate;

- 1 banana madura;

- quatro tâmaras medjol;

- chocolate negro (actualmente tenho em casa um biológico, marca vivani, com 92 % de cacau e adoçado com açúcar de coco).

- Um pouco de natas (coloquei leite de coco, de lata - também bio) para ajudar a derreter o chocolate.

 

A confeccção é muito simples:

Triturar as tâmaras na yammi (podem ser demolhadas primeiro), juntando o abacate e a banana. (Ter paciência para que as tâmaras fiquem bem desfeitas). Juntar o chocolate derretido e continuar a bater. 

Coloquei numa taça, decorei com coco ralado e morangos. Fria estava uma delicia! 

IMG_20160703_225800.jpg

 

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publicado às 12:33

Bolachas salgadas

12.07.16

Ando a tentar eliminar o glutén em particular (e cereais no geral) da minha alimentação. O que se torna uma tarefa muito complicada, se não tivermos algum tempo/paciência para fazermos os nossos próprios alimentos e snacks.

Depois de ter visto algures (na web) umas bolachas tipo "crakers" caseiras, resolvi tentar fazer algo semelhante em casa. Mais uma vez, a olhómetro! Mas os ingredientes foram estes:

- Farinha de linhaça (compro já feita) 

- Farinha de amêndoa (trituro na Yammi)

- cogumelos desidratados também triturados na yammi

- Amêndoas em pedaços bem pequenos pequenos, sementes de girassol, abóbora e linhaça

- sal, pimenta preta, pimenta rosa, óregãos... 

 

FotorCreated.jpgMisturei tudo numa taça, juntei um pouco de azeite e água, amassei e deixei a descansar uns 10 minutos. A consistência fica um pouco para o pegajoso.

Num tabuleiro, coloquei papel vegetal, a massa, papel vegetal sobre a massa e passei o rolo, de modo a que fiquem bem finas. Antes de ir ao forno marquei os quadrados com uma faca.

Forno, 175 ºC cerca de 20 minutos.

 

 

 

 

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publicado às 11:45

Diz que é uma espécie de manteiga de amêndoa achocolatada

04.07.16

Um destes dias estava atriturar amêndoas para fazer farinha (uso nas panquecas da manhã) e estas quase viraram manteiga. Vai daí, lembrei-me de tentar fazer a "famosa Nutella" saudável. Só que a nutella leva avelãs e eu tinha amêndoas... um pequeno pormenor, que não me atrapalhou em nada.

Então juntei amêndoas, duas tâmaras medjol, chocolate preto a 70%, canela, óleo de coco e leite de coco. Tudo a "olhómetro". Fui triturando, juntando mais leite de coco para tentar obter uma consistência cremosa. 

IMG_20160630_181524-COLLAGE.jpg

 

Alguns erros: devia ter triturado primeiro as amêndoas, juntando depois os restantes ingredientes. No final ficou ainda muito pastoso, na próxima vez junto mais leite de coco ou óleo de coco (imagino que com o óleo de coco fique sólido no frigorifico mas derreta num crepe ainda quente...). Mas ficou delicioso! (para as crianças poderia ter juntado mais umas duas tâmaras, mas para mim ficou perfeito de doce).

 

 

 

 

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publicado às 12:47


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