Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A higiene do bebé e umas dicas de poupança

18.05.16

Poupança no ambiente, na carteira e principalmente na saúde dos nossos petizes!

A maternidade traz muitas mudanças em nós, algumas externas mas muitas internas.

Foi com o nascimento da primeira filha que comecei a adoptar uma alimentação mais bio, com o nascimento do segundo larguei o leite de vaca (cólicas!) e adoptei uma alimentação quase vegetariana (digo quase porque como carne/peixe em casa de familiares ou se tiver de comer fora, em locais sem outras opções). O segundo filho coincidiu com a entrada em alguns grupos do face, onde a alimentação saudável, boas práticas ambientais, sustentabilidade, etc., são tópicos recorrentes.

EntãoIMG_20160514_121214 veio o terceiro filho e com ele novos hábitos e rotinas... a começar pela higiene do bebé! Para o baby R. fiz uns quadrados de limpeza com flanela e turco, que são usados quase desde que nasceu (já lá vão 15 meses feitos hoje)! A rotina e limpeza é algo muito simples, um recipiente com água e as compressas para limpar a cara e rabinho.

Os banhos também foram diferentes, para começar não tomava banho todos os dias (e nem dia sim dia não) e dava banho com chá de calêndula ou camomila. Fervia a água com essas ervas, coava para a banheira e enchia com água. O resultado foi a pele atópica ter regredido sem recurso a cremes de farmácia.

 

Actualmente já não o lavo com esse chá mas uso um gel de banho/shampoo vegan, biológico e não testado em animais. Continua a tomar banho somente uma a duas vezes por semana, mais do que suficiente para a sujidade que acumula (claro que as mãos, cara e rabinho são limpos todos os dias/sempre que necessário com água).

Recomendo vivamente o banho com infusões para os recém nascidos, isso e o óleo de coco para hidratar (somente se necessário).

 

Nota: também uso as toalhinhas para me desmaquilhar (ou limpar as pinturas faciais da cara dos mais velhos), o que permite poupar o ambiente e a carteira!

publicado às 15:47



foto do autor




calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031