Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A Prática do Não Julgamento

24.03.17

Já aqui referi que faço parte de um grupo de meditação. 

Nesta última aula (e porque na próxima semana não haverá) a facilitadora resolveu passar-nos um "TPC": treinar o não julgamento!

 

Dizia ela que se considerava uma pessoa que pouco julgava os outros. No entanto, quando começou a fazer este exercício, tomou consciência do número de vezes em que julgava os outros: pelo que diziam, pelo que faziam, pela roupa ou aspecto exterior!

O desafio é tomarmos consciência desse acto de julgar e afastarmos esse julgamento da mente. 

Começando pelo auto-julgamento (que é algo que também tendemos a fazer diariamente, quantos de nós não somos os piores críticos de nós próprios?).

 

"Este hábito de categorizar e julgar as nossas experiências aprisiona-nos nas reacções mecânicas, que não são sequer conscientes e que muitas vezes não têm nenhuma base objetiva. Esses julgamentos tendem a dominar as nossas mentes, o que torna difícil encontrarmos paz dentro de nós mesmos. É como se a mente fosse um yo-yo, indo para cima e para baixo na corda dos nossos próprios julgamentos durante todo o dia. Se duvida desta descrição da sua mente, basta observar o quanto está preocupado com o gostar e o não gostar, por exemplo, durante um período de dez minutos."

Mindfulness Institute

 

Desafio aceite, ontem dei por mim em vários julgamentos, coisas simples mas que acabam por "moer" e piorar o meu estado de espírito. Um desafio, portanto.

 

Mais informações sobre o tema não julgamento 

lifestyle.sapo.pt

Dharmalog.com/

Nokomando 

 

 

 

 

publicado às 14:50


1 comentário

De Robinson Kanes a 24.03.2017 às 18:16

Uma questão muito abordada em psicologia e não só. Cientificamente podemos ir mais longe na forma como se vê o julgamento… não tem de ser uma prática porque sim…

No entanto, e a meditação não sendo totalmente cientifica, se conseguir que as pessoas sejam mais brandas a julgar os outros, é sem dúvida uma grande conquista.

Comentar post



foto do autor




calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


1livropormês



Destralhar