Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



As minhas "marias"

10.01.17

Desde final de Agosto de 2016 que temos galinhas em casa. Mais propriamente 1 galo (o Nicolau) e 7 galinhas (Gema, Clara, Preciosa, Matilde, Ema, Gertrudes, Rosa).

E há lá coisa melhor do que chegar a casa e ter uns ovos caseiros? Por vezes só 1 ou 2, outras vezes 6 de uma só vez!

GALINHAS.jpg

Obviamente ter galinhas dá trabalho e custa dinheiro.

Primeira despesa: a casa delas! Têm um pequeno galinheiro, comprado on-line, onde se recolhem à noite e colocam os ovos (claro que já colocaram ovos em locais inusitados, o mais estranho foi dentro do prato do Pintas (um dos cães), mas também no telhado da casa delas ou simplesmente à porta!). Na zona do galinheiro o maridão fez um telheiro, para que não lhes chova dentro do T3.

Segunda despesa: alimentação! As minhas galinhas são muito gourmet, comem milho e ração biológicos (temos de ir propositadamente a uma loja, a cerca de 30 km da nossa casa). Isto para garantir que não comam OGM's e tentar que ingiram uma quantidade minima de pesticidas e outros quimicos. Também comem trigo, girassol, linhaça, pão, a comida dos cães (estão no mesmo recinto), os bichos que apanham, as ervas... bom, no caso das ervas, elas são tão comilonas que não há uma única erva no quintal (cerca de 800 metros quadrados de terreno), pelo que aqui a "je" ao fim-de-semana apanha ervas no quintal da sogra para as meninas.

Parte chata: a casa delas tem de ser limpa: todas as semanas mudo a serradura que forra o chão e limpo o telhado. Três meninas insistem em dormir em cima da casa delas e não dentro de casa... e o wc é onde quer que estejam!

Ter galinhas é altamente vantajoso para quem tem quintal. Nós temos uma zona onde depositamos os materiais compostáveis (restos de limpezas do quintal, cascas, uma fruta mais madura, umas folhas de couve mais amareladas...). Quando as galinhas chegaram já tínhamos um monte considerável, passado um mês, onde está o monte? Elas raspam, comem o que lhes apetece, raspam mais um pouco, enfim, ajudam na compostagem. E o meu quintal está limpo, a terra fofa e creio que no próximo ano terei as melhores maçãs e figos de sempre!

Tags:

publicado às 15:27


1 comentário

De Mamã Silvestre a 13.01.2017 às 23:25

Adorava ter espaço para ter umas galinhas, os ovos caseiros não se assemelham em nada com os que compramos em supermercados.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



foto do autor




calendário

Janeiro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031