Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Back on track 3# - gel de linhaça

16.05.16

O quê??? Gel de linhaça? Isso é o quê e serve para?

Passo a explicar, em 2013 comecei a experimentar o método loo poo/noo poo para tratar dos cabelos. Basicamente consiste em abandonar os champôs "tradicionais" e optar por não os usar de todo ou usar produtos sem tantos químicos (no meu caso o "sodium lauryl sulfate" foi um dos principais, devido aos meus cabelos encaracolados e este produto não ser muito "curly friendly").

Para pentear o cabelo costumava usar gel, espuma, cremes, enfim, uma panóplia de produtos, que ia mudando consoante o cabelo se ia habituando (e os caracóis deixavam de ficar tão definidos).

Nessa altura descobri o gel de linhaça, que é feito em casa, de forma rápida e económica.

Consiste em ferver água (um copo cheio) com linhaça (uma colher de sopa) durante cerca de 5 minutos, o que vai criar um "gel". Essa água deve ser coada, ainda quente (ninguém quer ficar com sementes de linhaça no cabelo) e guardada no frio (aguenta bem uma semana). 

Aplico este gel no cabelo ainda húmido (se não tiver lavado o cabelo, humedeço com as mãos e aplico o gel), "amasso" para formar os caracóis e já está!

Já não usava este gel há mais de um ano, por pura preguiça (nem sei explicar porquê, já que é tão simples de fazer), ontem voltei a fazê-lo e hoje estou super feliz com o meu cabelo!

 

 Nota: procurando por esta receita na web encontramos a sugestão de passar um creme de pentear antes, mas eu não sinto essa necessidade. Mas usar produtos sem sulfatos (e vinagre como amaciador de cabelo) ajuda-me a ter os caracóis mais definidos.

 

 

publicado às 15:32


2 comentários

De Polliejean a 18.05.2016 às 16:31

Mas este gel não é para lavar o cabelo, é só pentear/desembaraçar, certo? Que tal esse sistema no poo? Tenho lido muito sobre o tema, mas confesso que não sei se ganho coragem. Faço desporto 4 vezes por semana e transpiro muito. Não consigo não lavar o cabelo e acho que lavar só com água e vinagre (eu sei que há outras opções) não me parece que tire o cheiro da transpiração...
(gostei do seu blogue, os temas de que fala têm muito a ver comigo, voltarei!)

De Maria a 18.05.2016 às 16:36

Serve como fixador de cabelo, substituindo o gel/espumas e afins.

Comentar post



foto do autor




calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031