Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Documentários interessantes - #7 – Fed Up (Super Alimentado)

03.02.17

Documentário que aborda a obesidade infantil nos EUA. Com direito a site próprio com mais informações, inclusive o desafio “10 dias sem açúcar”.

Fiquei impressionada com muitos pontos: a qualidade das ementas escolares (numa das escolas visadas em cada dia há um tema, pizza hut, macdonalds, e outras marcas que deduzo serem igualmente de fast food), as crianças obesas que correm o risco de AVC’s e outras doenças metabólicas (numa parte do documentário mostram mesmo recortes de jornais onde estão descritas mortes de crianças, com cerca de 10 anos, atribuídas a ataques cardíacos), a falta de conhecimento dos pais em geral sobre o que comer/quais as escolhas saudáveis, as crianças que lutam e sofrem para emagrecer, mas chegam à escola e não têm qualquer opção saudável para comer (as escolas dos EUA são em parte financiadas por empresas de “máquinas automáticas” que vendem refrigerantes e outros snacks).

É igualmente impressionante o poder da indústria alimentar na promoção (ou não) de leis que salvaguardam (ou tentam salvaguardar) a saúde pública.

Desde a grande corporação de pizzas, que conseguiu que as mesmas fossem enquadradas como “legumes” na capitação das refeições escolares americanas, ou aquelas que “juram a pés juntos” que beber refrigerante não faz mal nenhum (até contribuí para a cota diária de líquidos!).

Os argumentos são muitos, às tantas fazem um paralelismo com a indústria tabaqueira, como conseguiram durante anos impedir que o tabaco fosse considerado um vício ou estivesse na origem de doenças.

Felizmente em Portugal ainda não temos esse tipo de pressões, pelo menos tão evidentes. As nossas crianças têm acesso a uma alimentação relativamente saudável nas escolas (pelo menos o ministério da educação produz orientações nesse sentido), tenta-se evitar a presença de certos snacks nos bares das escolas, a fruta e legumes costumam estar presentes. 

E eu espero mesmo que não sigamos o exemplo Americano, que consigamos aprender com o mau exemplo enquanto é tempo. 

publicado às 12:21






calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728


1livropormês



Destralhar