Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Documentários interessantes - #8 The true cost

03.03.17

Já há bastante tempo que pretendia ver este documentário e depois do post do blog ana go slowly lá me decidi.

 

 

O documentário aborda as diversas faces da moda, em especial a "fast fashion - moda rápida", que também poderíamos designar por moda descartável: "padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados – literalmente – rápido".

Alguns dos problemas citados (alguns já conhecidos, outros talvez sejam novidade):

- a produção de roupa "rápida" é feita em países em vias de desenvolvimento, em que os trabalhadores são quase explorados, muitas vezes recorre-se a trabalho infantil e em condições bem precárias. Quem se lembra do acidente numa fábrica de roupa do Bangladesh, onde morreram cerca de 1000 pessoas?

- a poluição gerada na produção de matérias primas - grande parte do algodão é produzido na Índia, é OGM e está a causar doenças nas crianças da região, devido ao uso de pesticidas. A taxa de suicídios entre os agricultores indianos também aumentou com o uso de OGM. A industria do vestuário é a segunda maior poluidora, após a do petróleo.

- os resíduos gerados com o descarte das peças usadas é enorme, só em Portugal são cerca de 230 toneladas anuais que vão para aterro ou são incineradas (estima-se que cerca de 5% de todos os resíduos gerados).

- o vestuário usado, quando é encaminhado para doação, muitas vezes vai parar em "fardos" a países sub-desenvolvidos. Neste documentário davam o exemplo do Haiti. A importação de roupa usada naquele país está a gerar desemprego, pois deixou de existir industria de vestuário. Por outro lado gera resíduos, que não têm como tratar. 

 

Este assunto dá literalmente "pano para mangas" e todos nós deveríamos repensar a forma como encaramos o nosso vestuário.

No blog slower a autora escreveu um excelente artigo sobre o ciclo de vida da nossa roupa.

aqui uma excelente reportagem da BBC sobre o assunto.

E o movimento fashion revolution que vale a pena explorar.

 

 

 

publicado às 15:32






calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


1livropormês



Destralhar