Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ideias de Menus

08.02.17

 

 

Gostava de ser mais organizada nas refeições, do género de fazer menus semanais. Mas a verdade é que não sou... 

E pior, às vezes faço refeições que ficam estupendas mas facilmente me esqueço delas!

Neste post vou fazer uma colectânea de receitas, que correram bem, para poder vir recuperar mais tarde (e quem sabe se um dia não organizo um menu semanal?).

 

 

 

 

 

 

- "polvo à lagareiro"

Na panela de pressão, colocar azeite, alho e folhas de louro, deixando ferver um pouco. Juntar o polvo (ainda congelado). Assim que possível fechar a panela e deixar uns 25m a ferver.

Enquanto isso, colocar numa assadeira batata doce, com algum azeite, temperada com sal e ervas aromáticas. Levar ao forno, tapado (para não esturricar a batata). 

Quando o polvo estiver cozido, abrir a panela, se necessário podemos colocar uma parte do molho sobre as batatas que estão a assar, desta forma ficam mais saborosas e não secam.

Quando as batatas estiverem assadas, colocar o polvo (já cortado e com a cabeça limpa) sobre as mesmas, alho esmagado e azeite. Levar uns 10 minutos ao forno para ganhar sabor.

 

- "bacalhau à espiritual numa vertente paleo"

Receita feita na yammi, mas também dá para fazer em processo tradicional. Fiz um refogado com cebola, alho e cenoura partida (na yammi2, 5 minutos na temp máxima), juntei o bacalhau (tinha comprado congelado já desfiado) e cozeu mais 15 minutos.

Tirei o preparado de bacalhau, deixando a água que o bacalhau largou. Coloquei couve flor partida em pedaços pequenos (no caso usei duas), mais um pouco de água, deixei ferver para formar um puré. Quando já estava bastante mole, juntei um pouco de natas, pimenta e noz moscada. Triturei, juntei ao preparado do bacalhau, com o resto das natas (tinha dois pacotes de natas frescas do continente, usei um e meio, +/-). Foi ao forno, no final, já com o forno desligado mas ainda quente, coloquei queijo da ilha ralado (pouco, que a minha malta não gosta de queijo gratinado). Ficou óptimo e ninguém reparou que era de couve flor!

 

- "pipis"

Ontem vi no supermercado uma embalagem de pipis (com muitos pescoços, é certo, mas também moelas, coração, patas e asas). Achei que era capaz de dar um bom petisco, mas comprei também 4 perninhas de frango, para os mais novos.

Num tacho grande fiz refogado habitual, juntei vinho branco, que deixei evaporar um pouco. Coloquei primeiro as peças de carne menos delicadas (a bem dizer tudo menos o fígado -  mas ressalvo que lavei, abri e tirei gorduras extra antes), por cima "calda" de pimentão (feita pela sogra), polpa de tomate, oregãos, pimenta... um pouco de água, mais um pouco de vinho branco e uma pitada de vinho tinto (o processo de cozinhar, para mim, é um pouco errático, confesso, vou ao sabor dos apetites e cheiros). Passado uns 20 minutos juntei o fígado, tapei, e deixei em lume brando uns 30 minutos, talvez (foi até o resto da maltinha comilona chegar a casa). Servi com arroz basmati e salada.

 

- "Perna de peru estufada"

Mais uma receita fruto de inspiração de supermercado. No caso uma embalagem de perna de peru, que estava com promoção devido a aproximação de prazo de validade. Estufei +/- como descrito acima, mas juntei umas rodelas de chouriço que andavam no congelador "há que tempos", cenouras e couves de bruxelas (também perdidas no congelador, tadinhas). Servi com salada e puré, acho.

 

- "Peixe com camarão e molho de coentros"

Super fácil de fazer. Num tacho colocar cebola e azeite. Depois de refogar um pouco, juntar alhos picados, camarão, coentros, deixar refogar mais um pouco, juntar um pouco de vinho branco, o peixe (uso mimos de pescada), água para cobrir o peixe, eventualmente mais alguns temperos (pimenta, sal, pimentão doce). às vezes junto batatas ao molho, para cozerem ao mesmo tempo. Nesses casos acrescento polpa de tomate, para ficarem mais saborosas.

Este tipo de pratos (tudo cozido junto) pode ser feito com legumes, batatas (semelhante às caldeiradas) ou massas. Fácil e prático.

 

 

publicado às 13:04


5 comentários

De Chic'Ana a 08.02.2017 às 13:32

Vou guardar o caminho para este post! :)
Beijinhos

De Maria a 08.02.2017 às 14:42

Obrigada, espero que sirva de inspiração.
Bjinhos

De Mamã Silvestre a 08.02.2017 às 13:40

Boas sugestões.

De Maria a 08.02.2017 às 14:43

Às vezes é difícil saber o que fazer para o jantar, não é?
Eu pelo menos tenho dias que parece só pensar em comida mas na comida que ainda vou fazer!

De Mamã Silvestre a 08.02.2017 às 14:50

Sim às vezes dá mais trabalho pensar do que fazer. :)

Comentar post



foto do autor




calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728


1livropormês



Destralhar