Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Saúde intestinal

01.08.17

probioticos.jpg


Desde sempre que tenho algumas "dificuldades digestivas", seja por barriga inchada, seja por dificuldades em "fazer o n.º 2".

Há uns 3 anos fui a uma consulta de medicina integrativa, tendo-me sido recomendado a toma de Cloreto de Magnésio e um Probiótico. O facto é que melhorei imenso dos meus sintomas.

Desde essa altura tomo regularmente o Cloreto (de vez em quando faço uma pausa) e probióticos.

A água com limão, em jejum, também me ajuda imenso (se bem que tenho andado esquecida de a tomar), bem como a linhaça moída (óptimo laxante).

Outra solução para ajudar nas idas ao WC é apoiar os pés num pequeno banco, dado que desta forma a posição é mais favorável para tudo fluir.


Sem-T%EDtulo-6.jpg


892b4bb11aee71afa0cbf0928c73b90c--squatty-potty-th

Um pouco mais sobre  probióticos e prebióticos

"probióticos são micro-organismos vivos que, administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde de quem os ingere. Prebióticos são componentes alimentares não digeríveis que estimulam selectivamente a proliferação ou actividade de populações de bactérias desejáveis no intestino (cólon), beneficiando o indivíduo hospedeiro dessas bactérias"

In:FoRC

 

No caso dos probióticos, existem várias marcas disponíveis no mercado (eu por vezes tomo ErgyPhilus confort) e várias soluções naturais. Tenho recorrido a:

 

- Kefir de leite (pequenos grãos, no meu caso estão em leite de vaca, mas há quem use de cabra, leite vegetal, entre outros)

- Kefir de água ou tibicos (tal como o nome indica, são grãos semelhantes ao kefir, mas colocados em água, geralmente com açúcar, o que irá servir de "alimento" à colónia)

- Iogurtes infinitos: nestes já experimentei o viili e o amasi, o primeiro tem um sabor muito suave, sendo algo viscoso. O segundo tem um sabor mais forte/azedo, muitas vezes fica em grânulos (acredito que não tenha conseguido lidar bem com ele), mas em mim funciona que é uma maravilha! Estes dois têm a vantagem de fermentarem à temperatura ambiente.

Tenho também o skyr em casa, para experimentar (foi-me doado desidratado, ainda não me dispus a hidratá-lo).

 

Para mais informações sobre probióticos, sugiro a leitura do site http://vidaprobiotica.com/.

Lá estão elencados diversos tipos de probióticos, desde os de água aos de leite, bem como os iogurtes infinitos e os alimentos fermentados.

 

A toma de probióticos deve ser acompanhada da ingestão de alimentos prebióticos, que no fundo vão "alimentar" a nossa flora interior.

Exemplos de Prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS), a pectina, as ligninas e a inulina.

 

 

Existem ainda os alimentos simbióticos, ou seja produtos alimentares que combinam probióticos e prebióticos, actuando sobre a microbiota intestinal para beneficiar a saúde do indivíduo. Como exemplos de simbióticos temos: iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, suplementos alimentares, fármacos e legumes fermentados. 

publicado às 15:30






calendário

Agosto 2017

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


1livropormês



Destralhar