Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Verduras e saladas

10.02.17

Ainda sobre comida... na alimentação "paleo" não se consomem cereais (supostamente no paleolítico não havia forma de os processar), leguminosas com com muita parcimónia (devido à existência de fitatos, no entanto consigo imaginar os nossos ancestrais a comerem algumas ervilhas frescas) e batatas e tubérculos com moderação (isto mais para quem quer emagrecer).

A restrição de cereais, onde se inclui a massa e arroz, pode trazer algumas dificuldades nos acompanhamentos. O que tenho usado neste inverno?

- saladas várias: gosto de misturas de alface com rúcula, espinafres, às vezes alguma fruta. 

- legumes cozidos: tenho usado os de época, que estão disponíveis nos cabazes biológicos - brócolos e couve flor têm sido predominantes, mas também tenho comprado nabiças  (que cozo ou faço esparregado). Mais raramente cozo batatas, cenouras, beterraba, couves de bruxelas, feijão verde.

- legumes salteados: adoro os vegetais confeccionados desta forma. Tenho uma mandolina da Borner (passo a publicidade, é cara mas boa), que me ajuda a "ripar" cenoura, pastinaca, beterraba, nabo, cogumelos, misturo com couve cortada em juliana (couve coração ou lombardo) ou espinafres e salteio com azeite. Por vezes cebola (previamente caramelizada), outras vezes polpa de tomate, alho, orégãos, ...

- legumes assados: batatas, batata doce, beterraba, abóbora (a hokaido é muito boa assada), castanhas.

- purés: para não ser só de batata "inglesa", misturo com cenoura, castanhas, batata doce, couve flor. Puré de maçã também pode ser uma alternativa, mas que necessita de outro legume para equilibrar.

 

Enfim, existem mais vegetais, alguns não uso por pura preguiça em arranjar, outros porque não estão disponíveis em cabaz biológico. Mas é possível variar a forma de confecção, tempero e mesmo fazer várias misturas, de modo a que não nos pareça estarmos sempre a comer o mesmo! 

 

ps: actualmente não estou a usar tomate (está disponível no cabaz biológico mas não gosto fora de época) ou courgete (está caríssima porque não é a época dela). Mas são boas opções para variar. 

Tags:

publicado às 14:26






calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728


1livropormês



Destralhar