Raramente repito receitas, basicamente porque raramente faço duas receitas iguais, mesmo iguais. Por norma cozinho ao sabor do momento, durante o trabalho estou sempre a pensar em comida (quer dizer, a pensar nas refeições que irei fazer), depois chego a casa, abro o frigorífico e logo se vê!
Esta semana fiz duas refeições que saíram especialmente bem:
-
Açorda de cogumelos (shitake).
"Demolhei" o pão (tipo Rio Maior e de Alfarroba) em água quente onde tinha colocado um pouco de caldo de vegetais (vegan, bio, em pó). Fiz um refogado com cebolas, alho, cogumelos, polpa de tomate (bio), paprika, coentros. Juntei um pouco de água e posteriormente o pão. Para mim foi um prato principal, para o pai e os miúdos mais velhos foi um acompanhamento. O Z. fez-se de esquisito, mas lá comeu! A mana B. e o baby R. adoraram!
-
Arroz tipo risoto: demolhei o arroz com lentilhas (umas quantas horas), refoguei alho, cebola e alho francês, juntei o arroz e deixei estar um pouco. Refresquei com vinho branco. Juntei cogumelos shitake (uns inteiros, outros em metades e ainda outros muito miudinhos, para o Z. não estranhar) e algumas cabecinhas de bróculos. Fui juntando caldo de legumes (vegan, bio), para o arroz ir absorvendo os sabores (tinha o caldo a ferver à parte). Quase no final juntei uma colher de sopa de levedura de cerveja e natas de soja. Tinha um queijo caseiro de cabra que tinham dado ao P., cortei aos cubos e lá foi ele! Ficou muito bom, o baby R. adorou!
(não sei se se notou que adoro cogumelos)
Imagem daqui